Revisor Freelancer: Como Começar sua Carreira

Revisor Freelancer: Como Começar sua Carreira
Se você é um revisor iniciante, ou se está pensando em seguir carreira nesta área, certamente está cheio de dúvidas. Onde e como conseguir clientes? Quanto devo cobrar? Preciso de alguma formação específica? São muitas dúvidas para um só post, então vamos começar pelo básico: como dar os primeiros passos?

Ou talvez devamos voltar ainda um pouco e perguntar... devo começar?

Para descobrir se esta profissão é de interesse para você, é preciso conhecer um pouco da área, das exigências e do dia a dia de trabalho de um revisor de texto. Neste post, falarei um pouco sobre a formação e a experiência necessárias, e sobre algumas das implicações de se viver como freelancer

1. Formação + Experiência


Qualidades como formação e experiência são exigidas por quase todo empregador ou cliente (incluindo por você mesmo, quando busca algum serviço profissional). Sua formação é a garantia de que você possui um base de conhecimento; e sua experiência é a demonstração de que você é capaz de empregar seu conhecimento com eficiência.

Revisor Freelancer: Como Começar sua Carreira

Então, como proceder?

-  Adquira o conhecimento necessário

Para revisar um texto, você precisa conhecer muito bem a gramática de sua língua. E como ninguém é capaz de lembrar de tudo, é preciso ter à mão um bom manual de gramática e um dicionário, que devem ser consultados sempre que necessário e estudados regularmente.

O domínio da gramática e do uso do vocabulário, porém, só lhe garantem uma boa revisão ortográfico-gramatical. Existem outros dois tipos de revisão: a técnica, ou acadêmica, para a qual você precisará conhecer certas normas de padronização (em geral, da ABNT); e a preparação de texto, que busca aprimorar a escrita no que tange à coesão, coerência, concisão e fluidez. São aspectos menos formais e mais abrangentes, que podem ser desenvolvidos pelo estudo de manuais de redação, de retórica e de lógica, bem como pela prática constante da leitura e da escrita.

Mas onde encontrar todas essas informações?

Revisor Freelancer: Como Começar sua Carreira

Uma formação em Letras sempre ajuda, mas não espere aprender muito de gramática na faculdade. Os cursos de Letras tomam por pressuposto que seus alunos já conhecem as regras gramaticais a partir do Ensino Médio e, via de regra, não ensinam esse conteúdo. Como alternativa, você pode buscar uma faculdade na área de comunicação.

Outra opção pode ser um curso específico em revisão de texto. Por ser voltado especificamente para esta área e profissão, você terá mais chances de encontrar dicas úteis para o dia a dia de seu trabalho (não relacionadas apenas ao processo de revisão, mas também às práticas do mercado, à abordagem de clientes, aos preços, etc.).

-  Ateste sua experiência

Como posso adquirir minha primeira experiência, se ninguém nunca me contratou? 

Revisor Freelancer: Como Começar sua Carreira

Suas primeiras experiências não precisam ser remuneradas, e é uma ótima ideia (para você e para seus futuros clientes) que você comece (e treine) com serviços informais, a fim de medir sua capacidade, sua competência e, é claro, seu gosto para esse tipo de trabalho.

Se você está na faculdade, aproveite essa oportunidade e se ofereça para revisar textos de colegas (ou mesmo de professores). Você poderá listar essas experiências em seu currículo (com autorização dos autores, é claro). Mas caso você ainda não tenha acesso a estudantes ou profissionais que possam fornecer-lhe material textual, talvez o mais indicado seja matricular-se em um curso de revisão de texto, ou de tópico semelhante.

2. Administrando a Autonomia


É sonho de quase todo mundo não ter um chefe. O problema é que, se você não tem ninguém para pagar suas contas, é impossível escapar da presença tirânica do patrão. Afinal, o freelancer, ou autônomo, precisa ser chefe de si mesmo, aplicando em si todo o rigor de um líder de empresa. Se falhar, sua independência profissional torna-se insustentável.

Revisor Freelancer: Como Começar sua Carreira

Por isso, lembre-se que o freelancer precisa impor sobre si mesmo, sozinho, a disciplina que em outras situações seria imposta pelo chefe. Para muitos, isso pode ser um desafio psicológico. Você é capaz de esperar pelo segundo marshmallow

Além disso, todas as funções de uma empresa (geralmente desempenhadas por pessoas diferentes) acabam recaindo sobre você, e é preciso organização para dar conta de tudo. Você precisará dar conta do atendimento aos clientes, do marketing, da administração das contas e pagamentos, etc.

A parte boa, naturalmente, é que você pode trabalhar em casa, em seu laptop, com pouco mais do que uma conexão de internet e alguns manuais de referência à sua disposição.

Revisor Freelancer: Como Começar sua Carreira

Já pelo lado negativo, lembre-se de que você precisará ficar várias horas seguidas em silêncio, concentrado, sem distrações. Todos os dias. É um trabalho solitário, e você passará boa parte do seu tempo sem interagir com outras pessoas. Assim, avalie com cuidado se essa rotina de trabalho se adapta a seu perfil.

* * * * * 

E então: convencido? Pronto para sair correndo?

Lembre-se: para muitas pessoas, a profissão de revisor de texto veio aos poucos, primeiro como um bico, depois como uma renda extra e, por fim, como carreira. O mais indicado é que você teste o terreno (o mercado, suas próprias habilidades, sua adaptação à profissão) antes de tomar uma decisão tão importante. 




Revisão de Texto Já! | Revisão de Livros, Teses, Artigos, TCCs e Monografias - 2017